Atividades de Ciências sobre Matéria e energia
Nome: ________________________________________________________nº _____________
Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______
01. Defina os termos abaixo.
a) corpo: porção limitada da matéria.
b) massa: quantidade de matéria existente num corpo.
c) massa-padrão: massa conhecida usada para comparação.
d) volume: espaço ocupado pelo corpo.
e) matéria: tudo aquilo que existe e ocupa lugar no espaço.
02. Cite 03 exemplos de matéria. (qualquer coisa que exista e ocupe lugar no espaço)
03. A energia está presente em todos os seres vivos e em fenômenos da natureza. Como podemos definir a energia? Através dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato.
04. O que são átomos? Seu conjunto forma o quê?
Partículas extremamente pequenas constituem as substâncias. Conjunto de átomos formam as moléculas.
05. Explique como são formadas as moléculas a seguir:
a) H2O (água) 2 átomos de Hidrogênio + 1 átomo de Oxigênio
b) C6H12O6 (glicose) 6 átomos de Carbono + 12 átomos de Hidrogênio + 6 átomos de Oxigênio
c) O2 ( gás oxigênio) 2 átomos de Oxigênio
d) O3 (gás ozônio) 3 átomos de Oxigênio
e) CO2 (gás carbônico) 1 átomo de Carbono + 2 átomos de Oxigênio
f) C4H10 (gás butano) 4 átomos de Carbono + 10 átomo de Hidrogênio
Álcool e biodiesel: fontes alternativas de energia
01. Quais fatores favoreceram os investimentos na produção de álcool no Brasil?
O crescimento das vendas de carros bicombustíveis (flex) e o crescente interesse mundial por fontes alternativas de energia mais baratas e menos poluentes que o petróleo.
02. Qual a matéria-prima que pode ser usada para produção de álcool? Cite exemplos.
O álcool é produzido a partir matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açúcar, mas existe também o uso de outras matérias como, por exemplo, o milho, a mandioca e o eucalipto.
03. Explique o que é biodiesel?
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais .
04. O que a legislação brasileira exige a respeito do biodiesel?
Exige, desde 2010, que haja um percentual de 5% de biodiesel misturado aos 95% de diesel comum (chamado B5)
05. Por que o diesel é uma energia não renovável que polui o meio ambiente e o biodiesel é renovável e não polui?
O diesel é proveniente da queima de combustíveis fósseis que se formou a milhões de anos atrás, portanto não renovável, e que libera na sua combustão vários componentes tóxicos.
Já o biodiesel é proveniente da extração de óleo de vegetais e pode ser produzido a qualquer tempo (renovável), como é derivado de plantas, não é tão poluente comparado ao diesel comum.
Transformação de energia
01. A energia pode ser transformada de um tipo a outro. Dê um exemplo para cada transformação química de energia, a seguir.
a) química para mecânica: movimento do flagelo de um espermatozoide; qualquer tipo de contração muscular.
b) química para elétrica: músculos do peixe-elétrico (Electrophorus electricus); sinapse dos neurônios.
c) química para luminosa: luminosidade de alguns peixes, crustáceos, esponjas, bactérias, algas e fungos; luminosidade dos vaga-lumes e peixes abissais para atração dos parceiros sexuais.
02. O que é energia cinética? Dê um exemplo.
É uma energia captada na movimentação brusca de um corpo. Como exemplos, temos: a queda d´água numa turbina acoplada a um gerador que gera energia elétrica.
Para raciocinar cientificamente
Atividade Complementar
Estou com uma lista em que matérias, corpos e objetos estão misturados. Preciso que você faça a separação. Para isso, adote o seguinte critério:
- não sendo corpo nem objeto, marque matéria;
- sendo matéria, mas não objeto, marque corpo.
Matéria
|
Corpo
|
Objeto
| |
Cinzeiro
|
x
| ||
Ouro
|
x
| ||
Copo
|
x
|
x
| |
Caco de vidro
|
x
| ||
Pedra
|
x
| ||
Água
|
x
| ||
Mesa
|
x
| ||
Panela
|
x
|
Atividades de Ciências sobre
Nome: ________________________________________________________nº _____________
Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______
01. Qual elemento pertence à família dos halogênios e está situado no 3º período? Cloro
02. Das alternativas abaixo, qual apresenta somente ametais? Alternativa d
a) He, Os, O, B, H b) He, Ne, Ar, Kr, Xe c) B, Si, As, Sb, Te d) C, N, P, Br, I, At
03. O metal alcalino de maior número atômico e o halogênio de menor número atômico são respectivamente: Alternativa a
a) Fr e F b) H e At c) Li e At d) Li e F e) Fr e F
04. O número atômico do elemento que se encontra no 3º período, família 3A é: Alternativa d (alumínio )
a) 10. b) 12. c) 23. d) 13. e) 31.
05. Um átomo tem número atômico 79 e massa atômica (aproximada) de 196. Qual é esse átomo? Ouro (Au)
06. O átomo de um certo elemento químico possui 31 prótons, qual será o seu número de elétrons?
31 elétrons (num átomo neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons)
07. Quem sou eu?
1. Sou metal, sou valioso, epelo homem sou cobiçado; Mas na ânsia de me encontrar, Ele deixa o ambiente ameaçado. Sou da coluna 11, pode crer. Consulte a tabela pra me conhecer .
Sou o Ouro______ e meu símbolo é _____Au______.
2. Sou do grupo da direita, os metais não são dos nossos. Sou constituinte importante, do cérebro e dos ossos.
Se na coluna 15 procurar, vai ser fácil me encontrar.
Se na coluna 15 procurar, vai ser fácil me encontrar.
Sou o Fósforo______ e meu símbolo é _____P______.
3. O oxigênio não gosta que eu brilhe, mas comigo se combina. No sangue sou importante, sou parte da hemoglobina. Sou do 4º período, sou metal. Quem eu sou afinal?
Sou o Ferro______ e meu símbolo é _____Fe______.
4. Embora você não perceba, me ingere junto com o sal. Não gosto de muito papo, conservo a tireoide normal.
Só tem de me achar, se na 17 procurar!
Só tem de me achar, se na 17 procurar!
Sou o Iodo______ e meu símbolo é _____I______.
08. Faça a leitura do texto e após identifique todos os elementos químicos presentes:
Carta de Amor de um Químico
Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2000.
Querida Valência,
Sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por ti. Ao deitar-me, quando descálcio meus sapatos, mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que sinto sódio. Então, desesperadamente, chouro.
Sem ti, Valência, minha vida é um inferro. Ao pensar que tudo começou com um arsênio de mão, cloro de vergonha. Sabismuto bem que te amo, embora não o digas, sei que gostas de um tal de Hélio e também do Hidro-Eugênio. De antimônio posso assegurar-te que não sal nenhum érbio e que trabário para viver. Oxigênio cruel tu tens, Valência! Não permetais que eu cometa algo errádio.
Por que me fazer sofrer tanto assim, sabendo que tu és a luz que me alumina? Meu caso é cério, mas não ácido razão para um escândio social.
Eu soube que a Inês contou que te embromo com esse namouro. Manganês, deixa de onda e não acredita niquela disser, pois sabes que nunca agi de modo estanho contigo. Aliás, se não tiveres arranjado outro argôniomento, procura um Avogadro e me metaisna cadeia. Lembra-te, porém, que não me sais do pensamento.
Abrácidos comovidros deste que muito te ama.
Magnésio
O átomo: estrutura e identificação
09. Quantas camadas eletrônicas ou camadas de energia se pode encontrar na eletrosfera dos átomos? Como são nomeadas? Faça um desenho representando-as.
Atividades de Ciências sobre
Nome: ________________________________________________________nº _____________
Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______
01. Quem foi Jonh Dalton?
Um cientista inglês que nasceu em 1766 e morreu em 1844 e propôs um modelo de átomo.
02. Quais as afirmações que formulam a Teoria atômica de Dalton? Transcreva em detalhes para o seu caderno.
I – Toda matéria é constituída por átomos.
II – Todos os átomos que apresentam as mesmas características pertencem a um mesmo elemento químico.
III – Os átomos dos elementos químicos podem combinar-se, formando várias substâncias.
IV – Numa reação química ocorre a recombinação entre átomos de elementos químicos, com a formação de nova(s) substâncias, mas os átomos não sofrem alterações.
03. Os estudos de Dalton foram baseados em estudos preliminares feitos pelo cientista Lavoisier. Qual foi a conclusão que Lavoisier chegou sobre as reações químicas?
Numa reação química, em um sistema fechado, a quantidade de matéria existente antes da reação (massa dos reagentes) é a mesma depois dela (massa dos produtos).
04. O que enuncia a Lei da conservação da massa proposta por Lavoisier?
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
05. Enumere os acontecimentos históricos sobre a estrutura do átomo.
( 2 ) Percepção que os átomos possuíam cargas elétrica negativas e positivas
( 4 ) Modelo atômico com órbitas de elétrons proposto por Ernest Rutherford e Niels Bohr.
( 3 ) Identificação do nêutron que não possui carga elétrica.
( 1 ) Átomo como partícula indivisível, imutável e maciça proposto por Dalton.
06. Sobre o modelo atual para a estrutura atômica responda:
a) Qual o nome deste modelo? Rutherford-Bohr
b) O átomo é formado de duas regiões quais são elas? De quais cargas cada região é formada?
Núcleo que é a região central é possui os prótons (cargas positivas) e os nêutrons que não possuem carga.
c) Como a energia dos elétrons fica disposta nas órbitas da eletrosfera?
Em cada órbita o elétron possui uma energia específica, sendo que quanto mais próximo do núcleo, menor a energia do elétron, quanto mais afastado, maior a energia.
d) O que é necessário para que um elétron mude de órbita dentro da eletrosfera?
Para que ele passe para uma órbita de menor energia (mais próxima do núcleo) para uma de maior energia (mais afastada do núcleo) é preciso fornecer energia ao elétron. Para o processo contrário é necessário que o elétron libere energia.
07. Qual a massa das cargas elétricas do átomo?
a) em gramas
Prótons = 1,673 x 10-24 g (0,000 000 000 000 000 000 000 001 673 g)
Nêutrons = 1,675 x 10-24 g (0,000 000 000 000 000 000 000 001 675 g)
Elétrons = 9,11x 10-28 g (0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 911 g)
b) em Unidade de massa atômica (u)
Prótons = 1,007 u
Nêutrons = 1,009 u
Elétrons = 0,0005 u
08. Complete:
a) Todos os átomos que possuem o mesmo número de ______prótons_____ pertencem ao mesmo elemento químico.
b) Um átomo é considerado neutro quando o numero total de ______elétrons_____ é igual ao numero de ______prótons_____.
c) As ______camadas eletrônicas_____ são regiões dentro da eletrosfera nos quais é muito provável encontrar os ______elétrons_____.
d) Os ______elétrons_____ estão constante movimentação nas camadas eletrônicas da eletrosfera, sendo que quanto mais ______longe_____ do núcleo ______maior_____ a quantidade de energia.
Pode-se encontrar até sete camadas chamadas de K, L, M, N, O, P e Q.
10. Em que situação um átomo neutro virá um íon positivo ou também denominado cátion? Cite um átomo com exemplo.
Quando este átomo neutro perde algum elétron, o que faz que fique positivo.
Ex: Átomo de Sódio (Na) apresenta z= 11, portanto 11 prótons e 11 elétrons. Se perder 1 elétron, ficará com 11 prótons e 10 elétrons, prevalecendo a carga positiva.
11. Em que situação um átomo neutro virá um íon negativo ou também denominado ânion?
Quando este átomo neutro ganha mais um elétron, o que faz que fique negativo.
Ex: Átomo de enxofre (S) apresenta z= 16, portanto 16 prótons e 16 elétrons. Se ganhar um ou mais e elétron, ficará com 16 prótons e 17 elétrons, prevalecendo a negativa.
12. Cada camada da eletrosfera pode abrigar um número máximo de elétrons. Quais são os números máximos de elétrons que podem ser abrigados em cada camada?
K=2 L=8 M=18 N=32 O=32 P=18 Q= 8
13. Observe as regras para fazer a distribuição dos elétrons nas camadas eletrônicas e pratique-as nos átomos abaixo: Encontre na sua tabela periódica o numero atômico (z) dos átomos.
Nº atômico
|
K
(2)
|
L
(8)
|
M
(18)
|
N
(32)
|
O
(32)
|
P
(18)
|
Q
(8)
| |
Na (Sódio)
|
11
|
2
|
8
|
1
| ||||
C (Carbono)
|
6
|
2
|
4
| |||||
As (Arsênio)
|
33
|
2
|
8
|
18
|
5
| |||
Cl (Cloro)
|
17
|
2
|
8
|
7
| ||||
Ouro(Au)
|
79
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
1
| |
Iodo (I)
|
53
|
2
|
8
|
18
|
18
|
7
| ||
Rádio (Ra)
|
88
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
8
|
2
|
Chumbo (Pb)
|
82
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
4
|
14. Leia atentamente as explicações sobre o número de massa de um átomo (página 218) e complete a tabela abaixo.
Número atômico (Z)
|
Número de massa (A)
|
Prótons (p)
|
Nêutrons (n)
| |
fórmulas
|
Z = p
|
A = Z +n
A = p + n
|
p = Z
p = A - n
|
n = A – p
n = A - Z
|
Rutênio (Ru)
|
44
|
101
|
44
|
p =57
|
Cádmio (Cd)
|
48
|
112
|
48
|
64
|
Magnésio (Mg)
|
12
|
24
|
12
|
12
|
Cromo (Cr)
|
24
|
52
|
24
|
28
|
Cobre (Cu)
|
29
|
63
|
29
|
34
|
Oxigênio (O)
|
8
|
16
|
8
|
8
|
- Observação consulte sua tabela periódica para saber o nº atômico (Z) e a massa atômica (A).
- Use a massa atômica sempre arredondada.
Atividades Complementar sobre distribuição eletrônica
Faça a distribuição eletrônica dos elementos químicos da tabela abaixo.
Nº atômico
|
K
(2)
|
L
(8)
|
M
(18)
|
N
(32)
|
O
(32)
|
P
(18)
|
Q
(8)
| |
Manganês
|
25
|
2
|
8
|
13
|
2
| |||
Bário
|
56
|
2
|
8
|
18
|
18
|
8
|
2
| |
Bismuto
|
83
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
5
| |
Xenônio
|
54
|
2
|
8
|
18
|
18
|
8
| ||
Polônio
|
84
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
6
| |
Zinco
|
30
|
2
|
8
|
18
|
2
| |||
Estrôncio
|
38
|
2
|
8
|
18
|
8
|
2
|
Isótopos de Hidrogênio
01. O que são Isótopos?
São átomos que possuem o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa.
02. Quando o elemento Hidrogênio passa a ser chamado de deutério ou hidrogênio pesado?
Quando além de um próton, há um nêutron no núcleo do átomo de hidrogênio.
03. Quando o elemento hidrogênio é radiativo é recebe o nome de trítio? Quando possui dois nêutrons no núcleo.
04. Na formação de substâncias como, por exemplo, a água o hidrogênio comum pode ser substituído por outros hidrogênios. No caso da água o que poderá acontecer se o hidrogênio comum for substituído pelo deutério? No estado sólido o gelo não mais irá flutuar na água doce, devido ao fato do deutério ser mais pesado.
05. Pensando no exercício anterior explique um problema ambiental que poderá resultar a troca do hidrogênio comum pelo deutério.
- nos polos, por exemplo, as geleiras podem afundar.
- animais aquáticos podem sofrer com as mudanças no deslocamento do gelo.
- ciclo da água receberá moléculas de água mais pesados o que poderá resultar em poluição atmosférica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário