AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O HOMEM, O BONOBO E O CHIMPANZÉ

O primatologista, Brian Hare sempre quis que mais pessoas pudessem descobrir o que os bonobos podem nos ensinar sobre a natureza humana. "Eu realmente acho que eles são os mais espertos macacos em todo o mundo", disse ele. "Nós temos muito a aprender com eles." Os bonobos são geneticamente próximos dos humanos, mas a maioria das pessoas sabe muito pouco sobre eles. Através de sua investigação em curso, Hare espera mudar isso.
Os bonobos são realmente nossos primos menos conhecidos e ao mesmo tempo os mais próximos geneticamente a nós. Eles são freqüentemente confundidos com os chimpanzés, mas na verdade são bem diferentes. Na aparência, os bonobos são menores, com rostos negros, lábios rosados e longos cabelos negros, nitidamente divididos ao meio. Chimpanzés têm vozes de baixa frequência enquanto as vozes bonobos são de alta-frequência.
Mais significativamente, os chimpanzés fazem a guerra, e os chimpanzés podem ser bastante violentos, chegando ao ponto de matar um ao outro. Bonobos, por outro lado, são regidos por mulheres, nunca matam um ao outro e utilizam a atividade sexual para manter um temperamento pacífico coletivo. Hare, professor assistente de antropologia evolucionária na Universidade de Duke, passa vários meses do ano, na República Democrática do Congo, onde estuda bonobos. Ele se concentra em seu comportamento, especificamente sobre a forma como resolver problemas e interagir com outros bonobos.
Recentemente, ele e seus colegas descobriram que os bonobos são "compartilhadores naturais". Seus trabalhos, publicados numa recente edição do "Current Biology" e financiado pela National Science Foundation e pelo Conselho Europeu de Investigação, descreve que os bonobos compartilham o alimento uns com os outros e não param de fazer isso com o passar do tempo, ao contrário dos chimapanzés que tendem a ficar mais egoístas a medida que envelhecem.
Em um experimento, os animais confinados foram autorizados a manter uma pilha de comida toda para si ou para abrir uma porta de uma forma que permita um outro bonobo para entrar na sala e comer junto. Invariavelmente, eles abriram a porta. "O que descobrimos é que os bonobos voluntariamente escolhem abrir a porta para seu vizinho, para que possam compartilhar a comida", disse Hare.
Um outro conjunto de experimentos, no Santuário Tchimpounga no Congo, fez a comparação entre chimpanzés e bonobos. Os chimpanzés jovens foram bastante semelhantes aos bonobos jovens na sua vontade de compartilhar alimentos, mas os pesquisadores descobriram que os chimpanzés se tornaram menos dispostos a partilhar à medida que cresciam. Bonobos, por outro lado, continuaram a partilhar como juvenis e mesmo depois de atingirem a idade adulta, eles disseram.
"Parece que algumas dessas diferenças adulto podem realmente derivar de diferenças de desenvolvimento", disse Victoria Wobber, uma estudante de Harvard, que colabora com Hare. "A evolução tem atuado no desenvolvimento de sua cognição assim como nos humanos."
Hare e seu mentor, Richard Wrangham em Harvard, acreditam que os bonobos agem desta forma porque sempre gozaram de um ambiente abundante. Eles normalmente vivem ao sul do rio Congo, onde há abundância de comida, sendo assim não precisam competir com chimpanzés, gorilas nem uns com os outros.
No entanto, os bonobos têm inimigos humanos, especificamente os caçadores envolvidos no comércio internacional ilegal da carne de animais selvagens. Os conservadores estão trabalhando para salvar os bonobos, que ficaram órfãos por causa dessas atividades, abrigando-os em santuários, onde ficarão protegidos destas atividades.
"Infelizmente, os bonobos não estão imunes às balas dos caçadores e, muitas vezes são vítimas", disse Hare. "Sua carne é vendida nas grandes cidades do Congo, e os comerciantes de carne ainda tentam vender bebês que sobrevivem a morte de suas mães como animais de estimação. Aqui, no Congo, é ilegal comprar e vender bonobos, por isso, quando um filhote é descoberto no mercado ou na posse de um traficante de animais selvagens, os animais são confiscados "
CHARLES DARWIN
Charles Robert Darwin nasceu em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert, era um médicorespeitado e seu avô paterno, Erasmus, poeta, médico e filósofo.
Em 1825, foi para Edimburgo estudar medicina, mas abandonou a carreira. Mudou-se para Cambridge, disposto a se tornar um sacerdote anglicano, mas ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, com quem aprofundou seus conhecimentos em história natural, matéria em que seu talento que se manifestava desde a infância.
Henslow conseguiu incluir Darwin como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831 rumo à América do Sul.
Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos. Em 1839, após se casar com Emma Wedgwood, foi viver no campo, na terra natal. Sofreu de uma doença não diagnosticada na época, e suspeita-se que tenha sido o mal de Chagas.
Na viagem do Beagle, Darwin notou que um mesmo animal tinha características próprias de uma região para outra. O mesmo acontecia em espécies separadas pelo tempo, como demonstravam os fósseis. Embora bem definidas na mente de Darwin, as ideias evolucionistas eram apenas assunto para um círculo íntimo de amigos, pois se chocavam com a versão bíblica da criação e com a noção filosófica grega de formas ideais.
O evolucionismo, porém, já era uma corrente importante na biologia. Animado ao conhecer o trabalho do zoólogo Alfred Russell Wallace que chegava a conclusões semelhantes, Darwin publicou, em 1859 seu livro conhecido hoje como "A Origem das Espécies".
O nome completo era: "Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Conservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida".
Pela seleção natural, as condições ambientais determinam quanto uma determinada característica ajuda na sobrevivência e na reprodução de um ser vivo.
Aqueles com características mais eficientes para se adaptar a seu meio-ambiente geram mais filhos e os outros podem morrer antes de se reproduzirem ou serem menos prolíficos. O conceito de que só os fortes sobrevivem, porém, é um erro comum. Por exemplo, conforme as condições, um animal muito robusto pode demandar mais alimento e ter menos chances do que um outro mais ágil.
Como previa o naturalista, o pensamento conservador reagiu à sua teoria. Embora os cientistas tenham concluído que Darwin estava certo, a polêmica permanece até hoje nos meios filosóficos e religiosos. Há setores destes últimos que proíbem o ensino do evolucionismo darwiniano em escolas, pois adotam a teoria do criacionismo, da criação do ser humano por Deus, como está na Bíblia. Independente de qualquer polêmica, porém, o evolucionismo darwinista foi a base das ciências biológicas contemporâneas.
Extremamente apegado à família, o caráter modesto e cuidadoso de Darwin atraía a simpatia até dos adversários. Fulminado por um ataque cardíaco, foi enterrado na abadia de Westminster, por solicitação expressa do Parlamento inglês.
fonte:uol educação

- Gineceu (sistema reprodutor feminino):

- Androceu (sistema reprodutor masculino):

TAMBÉM....
Fonte: Brasil Escola
Sistema Circulatório, Excretor, Esquelético e reprodutor
BRIÓFITAS
Briófitas pertencem ao reino Plantae e, desta forma, são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Estes organismos não possuem vasos condutores de seiva, nem estruturas rígidas de sustentação, justificando seu pequeno porte. Assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.
São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos polos da Terra. Estão divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta; sendo os indivíduos do primeiro os mais conhecidos por nós.
A parte permanente das briófitas é o gametófito (n). O esporófito (2n) depende deste último para sua nutrição, e não perdura por muito tempo.

As briófitas dependem da água para a reprodução sexuada. Nesta situação, os gametas masculinos (anterozoides) se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos da planta (oosfera). Ao fecundar, o zigoto sofre mitoses e forma um embrião.
O embrião se desenvolve por meio de novas mitoses e dá origem ao esporófito. Em sua cápsula, desenvolvem-se esporos, a partir de meioses sofridas pelas células-mães. Estes são liberados após certo período, e o esporófito morre.
Encontrando condições propícias, os esporos desenvolvem-se, formando protonemas. Estes crescem e dão origem ao musgo adulto que, mais tarde, dará continuidade a este ciclo.
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Briófitas podem, ainda, se reproduzirem por fragmentação, na qual fragmentos de um indivíduo dão origem a outros gametófitos; ou por meio de propágulos: estruturas que se formam no interior de conceptáculos e que depois se desprendem, e se desenvolvem no solo.
PTERIDÓFITAS
O grupo das pteridófitas compreende plantas que, diferentemente das briófitas, possuem vasos condutores de seiva sendo, por isso, consideradas traqueófitas. Entretanto, não apresentam sementes - tal como os musgos, hepáticas e antóceros - e, ao contrário destas, a fase dominante é o esporófito, com gametófito reduzido.
Seus representantes podem viver sobre o tronco de árvores e arbustos (epífitas), ou mesmo em ambientes aquáticos. Avencas, samambaias e espécies dos gêneros Selaginella e Lycopodium são as integrantes deste grupo.
O fato de serem traqueófitas fez com que com o transporte de água, nutrientes e seiva elaborada se tornasse mais eficiente. Essa característica, aliada ao surgimento de tecidos de sustentação, permitiu que seus representantes apresentassem maior porte e se mantivessem eretos.
Pteridófitas possuem rizoma: tipo de caule semelhante a uma raiz, subterrâneo ou localizado bem próximo ao solo, quase imperceptível. Têm, ainda, folhas divididas em folíolos, sendo que as mais jovens, denominadas báculos, se apresentam enroladas. Em muitas espécies, tais estruturas, quando mais adultas, apresentam soros distribuídos na face inferior. Soros possuem esporângios contendo células-mãe dos esporos. Por meio de divisões meióticas tais células dão origem a esses últimos.
Esporos, em substrato úmido, se desenvolvem e passam a ser denominados “prótalos”. Nestes, há uma região masculina e outra feminina. Geralmente, com a ajuda da água de chuva, sereno, dentre outros, os anterozoides (gametângios masculinos) se dirigem à oosfera (gametângio feminino), ocorrendo a fecundação. A partir do zigoto, desenvolve um esporófito jovem, completando este ciclo.
Além da reprodução sexuada, alguns representantes deste grupo reproduzem-se assexuadamente, por brotamento.
GIMNOSPERMAS
Gimnospermas (do grego gymnos = nu; e sperma = semente) é uma subdivisão do Reino Plantae, cujas plantas são vasculares, contudo não possuem sementes contidas em frutos (as sementes nuas). Sendo essa uma das características fundamentais ao grupo durante a evolução, apresentando estruturas produtoras de gametas bem visíveis (fanerógamas), possibilitando a partir de então a conquista definitiva do ambiente terrestre, sem a necessidade de água como meio intermediador para fecundação dos gametas.
Portanto, a semente é uma estrutura reprodutiva que se forma a partir do desenvolvimento do óvulo (modificação vegetal – uma folha fértil), as primeiras traqueófitas a manifestarem essa condição.
Assim, a planta propriamente dita é o esporófito, geração predominante sobre o gametófito, que é menor e cresce dentro do esporófito, formando elementos que reunidos em uma estrutura denomina estróbilo (femininos e masculinos).
Os Estróbilos masculinos são chamados de microsporângios, que por meiose produzem os micrósporos (esporos haploides), passando por divisão mitótica, originando o gametófito masculino (grão de pólen). Da mesma forma ocorre com os estróbilos femininos, porém, recebendo a seguinte denominação: megasporângio, resultante nos megásporos, formando o gametófito feminino (óvulo, contendo a oofera).
Os gametas se encontram por meio da polinização, principalmente proporcionada pelo vento, transportando o grão de pólen até o óvulo, emitindo um tubo polínico conduzindo o núcleo espermático que irá fecundar a oosfera.
Depois da fecundação forma-se o zigoto, dividindo-se por mitose, dando origem ao embrião que se desenvolverá em um novo esporófito, inicialmente com estruturas primárias: com uma radícula, um caulículo e gêmulas.
Esse grupo é subdividido em quatro divisões: Coniferophyta (coníferas), Cycadophyta (cicas), Gnetophyta (gnetófitas) e Ginkgophyta (gincófitas).
Portanto, a semente é uma estrutura reprodutiva que se forma a partir do desenvolvimento do óvulo (modificação vegetal – uma folha fértil), as primeiras traqueófitas a manifestarem essa condição.
Assim, a planta propriamente dita é o esporófito, geração predominante sobre o gametófito, que é menor e cresce dentro do esporófito, formando elementos que reunidos em uma estrutura denomina estróbilo (femininos e masculinos).
Os Estróbilos masculinos são chamados de microsporângios, que por meiose produzem os micrósporos (esporos haploides), passando por divisão mitótica, originando o gametófito masculino (grão de pólen). Da mesma forma ocorre com os estróbilos femininos, porém, recebendo a seguinte denominação: megasporângio, resultante nos megásporos, formando o gametófito feminino (óvulo, contendo a oofera).
Os gametas se encontram por meio da polinização, principalmente proporcionada pelo vento, transportando o grão de pólen até o óvulo, emitindo um tubo polínico conduzindo o núcleo espermático que irá fecundar a oosfera.
Depois da fecundação forma-se o zigoto, dividindo-se por mitose, dando origem ao embrião que se desenvolverá em um novo esporófito, inicialmente com estruturas primárias: com uma radícula, um caulículo e gêmulas.
Esse grupo é subdividido em quatro divisões: Coniferophyta (coníferas), Cycadophyta (cicas), Gnetophyta (gnetófitas) e Ginkgophyta (gincófitas).
ANGIOSPERMAS
Os angiospermas são plantas dotadas de flores e frutos. A flor abriga os elementos relacionados com a reprodução sexuada e outras importantes estruturas.
As angiospermas são as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Esta primeira estrutura abriga os elementos relacionados à reprodução sexuada e outras estruturas, a seguir:

- Gineceu (sistema reprodutor feminino):
- Androceu (sistema reprodutor masculino):
O pedicelo é responsável pela sustentação da flor ao caule e o receptáculo é a estrutura que prende as sépalas. Estas, em conjunto, são denominadas cálice; e o conjunto de pétalas é a corola.
Na região terminal dos estames há as anteras: estruturas que abrigam o pólen. Já na região basal do gineceu, localiza-se o ovário da flor.
As cores atrativas das pétalas, o cheiro da flor e a presença de néctar permitem com que insetos, aves e morcegos se aproximem destas estruturas. Desta forma, tais indivíduos são capazes de propiciar a polinização, ao levarem os pólens até o estigma. Após este evento, o óvulo fecundado transforma-se em semente; e as paredes do ovário, em fruto.
Ao envolver as sementes, os frutos protegem estas estruturas, permitindo com que a dispersão destas aconteça de forma mais eficiente. Por serem base para a alimentação de diversos animais, estes podem também facilitar este processo.
Estas duas características, aliadas ao surgimento do sistema de vasos condutores, são os três grandes fatores que contribuíram para que este grupo vegetal fosse constituído, hoje, de mais de 235 mil espécies, em todo o planeta.
Na região terminal dos estames há as anteras: estruturas que abrigam o pólen. Já na região basal do gineceu, localiza-se o ovário da flor.
As cores atrativas das pétalas, o cheiro da flor e a presença de néctar permitem com que insetos, aves e morcegos se aproximem destas estruturas. Desta forma, tais indivíduos são capazes de propiciar a polinização, ao levarem os pólens até o estigma. Após este evento, o óvulo fecundado transforma-se em semente; e as paredes do ovário, em fruto.
Ao envolver as sementes, os frutos protegem estas estruturas, permitindo com que a dispersão destas aconteça de forma mais eficiente. Por serem base para a alimentação de diversos animais, estes podem também facilitar este processo.
Estas duas características, aliadas ao surgimento do sistema de vasos condutores, são os três grandes fatores que contribuíram para que este grupo vegetal fosse constituído, hoje, de mais de 235 mil espécies, em todo o planeta.
Os órgãos de uma planta
Em biologia, um órgão é um grupo de tecidos que formam uma função específica ou grupo de funções. Usualmente existem tecidos "principais" e "esporádicos". O tecido principal é um aquele que é único para um órgão específico. Por exemplo, o tecido principal no coração é o miocárdio, enquanto os esporádicos são os nervos, sangue, tecido conjuntivo, etc.
Em botânica e zoologia - principalmente na anatomia, um órgão é um conjunto de tecidos que evoluíram para executar determinada função vital. Alguns órgãos comuns aos vertebrados são o coração, o cérebro, o estômago, etc. Nas plantas "superiores", os órgãos principais são a raiz, o caule, as folhas, as flores e os frutos.
Um conjunto de órgãos com funções relacionadas chama-se um sistema. Por exemplo, o sistema respiratório dos animais ou o sistema radicular das plantas vasculares.

TAMBÉM....
Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese), enquanto os reprodutivos são essenciais na reprodução. Mas, se existe reprodução vegetativa assexual, os órgãos vegetativos são aqueles que criam a nova geração de plantas (ver colônia clonal).
SISTEMAS ORGÂNICOS
Um grupo de órgãos relacionados compõe um sistema orgânico. Órgãos possuindo um sistema podem ser relacionados em inúmeras formas, mas funções relacionadas são na maioria comumente usadas. Por exemplo o sistema urinário compreende órgãos que trabalham juntos para produzir, guardar e transportar a urina.
As funções dos sistemas orgânicos muitas vezes compartilham significantes justa posições. Por exemplo, os sistemas nervoso e endócrino operam através de uma partilha de ambos os órgãos, o hipotálamo. Por esta razão, os dois sistemas são combinados e estudados como o sistema neuroendócrino. O mesmo é verdade para o Sistema musculoesquelético, que envolve a relação entre o sistema muscular e o sistema esquelético.
*AS PARTES DA PLANTA E SUAS DEFINIÇÕES
Raiz
Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como “dispensa”, guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água)ou aéreas(nem na terra, nem dentro da água).
Caule
É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entre-nós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.
Folhas
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.
Flor
Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários. Quando uma planta “dá flor”, está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia à esta atividade.
Fruto
É o ovário fecundado que incumbe-se de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior. Homens e animais que se alimentam dele, transportam sementes para outros locais, ampliando a proliferação das espécies.
Sementes
Possuem reservas de alimento, para possibilitar que a planta germine e cresça até ter folhas e poder realizar a fotossíntese. Para brotar, algumas dividem-se em duas, como o feijão e a soja, outras se mantém inteiras, como o milho e o arroz. Sua função é de preservar a espécie, através da multiplicação seminal. Ligadas entre si, todas as partes da planta trabalham em um sincronismo perfeito. Assim, procure tratá-las com o devido cuidado, garantindo a vitalidade e o bom desenvolvimento de sua planta.

Fonte: Brasil Escola
Sistema Circulatório, Excretor, Esquelético e reprodutor
a) Coração, pulmão, veias e artérias
b) Coração, veias, artérias e uretra
c) Coração, vasos sanguíneos e vasos linfáticos
d) Coração, aorta e cava
02 – Os vasos sanguíneos abaixo são ricos ou pobres em O²? Indique a sequência correta.
· Artéria pulmonar __________________
· Artéria aorta __________________
· Artéria coronária __________________
· Veia cava ________________________
· Veia pulmonar ____________________
a) pobre, rica, pobre, rica, pobre
b) pobre, pobre, pobre, rica, rica
c) pobre, rica, rica, pobre, rica
d) rica, rica, rica, pobre, pobre
03 - Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a sequência correta:
1ª COLUNA 2ª COLUNA
(1) miocárdio
(2) pericárdio
(3) endocárdio
(4) mediastino
( ) espaço entre os dois pulmões, onde fica o coração.
( ) membrana interna que reveste o coração.
( ) membrana dupla e externa que protege o coração
( ) músculo do coração.
a) 4 - 3 - 2 – 1 b) 3 - 2 - 4 – 1 c) 2 - 4 - 3 – 1 d) 4 - 3 - 1 - 2
04 – Sobre o Sistema Excretor marque a única alternativa ERRADA:
a) A principal função da bexiga é armazenar urina.
b) A urina é produzida nos rins nas unidades filtradoras chamadas de néfrons.
c) A estrutura que conduz a urina até a bexiga são os ureteres.
d) A uretra é um canal que só existe no sistema reprodutor masculino, a mulher não tem uretra pelo fato de urinar pela vagina (canal da menstruação).
05 – Sobre o Sistema Esquelético marque a única alternativa CORRETA:
a) Os ossos podem ser chatos, curtos e longos
b) No recém nascido os ossos do crânio estão totalmente formados.
c) Os ossos são compostos somente de proteínas.
d) O maior osso do nosso corpo é a clavícula.
06 – Marque V para verdadeiro e F para falso e indique a sequência correta:
· ( ) As articulações são regiões do corpo que ligam um osso em outro.
· ( ) Os ligamentos são cordões fibrosos que prendem um osso no outro.
· ( ) As articulações existentes entre os ossos do crânio permitem grandes movimentos.
· ( ) Os tipos de articulações são: sinartroses, anfiartroses e diartroses.
a) F,V,V,V b) F,F,F,F
c) V,V,V,V d) V,V,F, V
07 - Qual alternativa abaixo possui somente exemplos de órgãos do Sistema reprodutor masculino:
a) testículos, próstata, pênis e uretra.
b) vesícula seminal, útero, pênis e uretra
c) trompas de Falópio, pênis e vesícula seminal
d) testículos, próstata e ovários.
08 – Qual alternativa abaixo possui somente exemplos de Doenças sexualmente transmissíveis.
a) Gonorréia, Cistite e Hipertensão
b) AIDS, Câncer e Tuberculose
c) AIDS, Sífilis e Gonorréia
d) AIDS, Candidíase e Gripe
Respostas:
01. d
02. c
03. a
04. d
05. a
06. d
07. a
08. c
Atividades de Ciências sobre
Características das células
Nome: ________________________________________________________nº _____________
Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______
01. O que são células?
02. Conceitue:
a) multicelular
b) unicelular
c) procarionte
d) eucarionte
03. Como são chamados os diferentes conjuntos de células semelhantes na forma e na função que podemos encontrar no nosso corpo?
04. O que são organelas celulares? Onde podemos encontra-las nas células?
05. Relacione:
(1) células
(2) tecidos
(3) órgãos
(4) sistemas
(5) organismo
( ) reunião de vários órgãos
( ) conjunto de tecidos
( ) conjunto de células
( ) reunião de todos os sistemas
( ) menor parte que forma um ser vivo
06. Qual a principal diferença entre uma célula animal e uma célula vegetal?
07. Um inseto é um ser vivo e uma pedra não. Que características os diferenciam?
08. Diferencie os seres vivos quanto a forma de nutrição, ou seja, autótrofos e heterótrofos.
Atividades de Ciências sobre
Nome: ________________________________________________________nº _____________
Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______
1. Qual a menor porção de um ser vivo capaz de executar as diversas funções vitais responsáveis pela manutenção da vida em um organismo?
2. Quais são as partes básicas de uma célula?
3. Como se chamam os seres formados por uma só célula? Dê exemplos.
4. Como são chamados os diferentes conjuntos de células semelhantes na forma e na função que podemos encontrar no nosso corpo?
5. Qual a principal diferença entre célula vegetal e animal?
6. O que são seres autótrofos? Cite um exemplo.
7. Em que local da célula encontramos organelas celulares?
8. Qual a diferença entre célula procarionte e eucarionte?
9. Qualquer indício da presença deorganismos que viveram em temposremotos da Terra, é considerado:
a. Fóssil
b. Antrópico
c. Hermafrodito
d. Heterótrofo
10. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
( 1 ) células
( 2 ) tecidos
( 3 ) órgãos
( 4 ) sistemas
( 5 ) organismos
( ) reunião de vários órgãos
( ) conjunto de tecidos
( ) conjunto de células
( ) reunião de todos os sistemas
( ) menores partes que formam o corpo humano
Atividade de Ciências sobre o Sistema Digestório
![]() |
Órgãos do sistema digestório humano |
Dica para professores: Essa atividade é uma atividade completa para que os alunos possam ter um esquema de estudo para avaliação sobre o assunto. É interessante aplicar essa atividade no final da matéria para que assim os alunos possam respondê-la mais avidamente. Abaixo você encontra a respostas das questões.
Dica para alunos: Leia atentamente cada uma das questões e procure asociar a resposta com os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. Você deverá desenvolver uma ligação entre as perguntas e assim tentar respondê-las oralmente antes de escrever a resposta em seu caderno.
clique aqui para baixar a atividade no formato "word".
01 - Qual a importância do Sistema Digestório para os seres vivos?
É um sistema que permite a digestão de todo o alimento fazendo a absorção de moléculas importantes e eliminando o que é desnecessário para o nosso organismo.
02 – O que são enzimas? Cite exemplos.
Enzimas são proteínas especiais, existentes nos sucos digestivos que quebram as moléculas em partes menores. Exemplos: lipase, protease, amilase, peptidade.
03 – Quais são os órgãos do Sistema Digestório? Quais são considerados órgãos anexos?
Órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Órgãos anexos: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
04 – Qual o nome correto cientificamente para o “céu” da boca?
Palato
05 – Para que serve a língua?
Importante na deglutição (engolimento) e receptividade da gustação.
06 – Como se denomina as partes externas de um dente?
Coroa: parte visível e branca
Raiz: parte que prende o dente ao alvéolo
Colo: parte entre a raiz e a coroa
07 – Quais são os tipos de dentes que um adulto normal possui? Cite quantos de cada.
Total 32 dentes sendo: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 2 molares.
08 – Para que serve a glote que fica na faringe?
A glote é uma cartilagem móvel que quando ocorre a deglutição fecha a abertura da laringe e força assim a passagem de alimentos para o esôfago.
09 – Para que serve o suco gástrico secretado pelo estômago? Quanto de suco gástrico uma pessoa normal produz diariamente?
O suco gástrico serve para digerir os alimentos e torná-lo menor.
Um pessoa normal produz cerca de 1,5 litro de suco gástrico por dia.
10 – Qual órgão do sistema digestório é responsável pela absorção dos alimentos?
Intestino delgado
11 - Qual órgão do sistema digestório é responsável pela desidratação dos restos alimentares tornando-os pastoso originando as fezes?
Intestino grosso
12 – O que é a bile? Ela possui enzimas?
É o nome do suco produzido pelo fígado é um líquido amarelo-esverdeado, de gosto muito amargo.
A bile não possui enzimas
13 – Relacione o sufixo “ite” que significa inflamação e cite o local onde ocorrem as doenças a seguir:
a) Estomatite: inflamação no estômago
b) apendicite: inflamação no apêndice
c) hepatite: Inflamação nos hepatócitos que são as células do fígado
d) gastrite: inflamação no gastro ( gastro significa em grego estômago)
e) pancreatite: inflamação no pâncreas
14 – Qual a diferença entre digestão química e digestão mecânica?
Digestão química é aquela que transforma os nutrientes em subsatâncias mais simples. compostas de moléculas bem pequenas, capazes de atravessar as paredes do intestino e penetrar nos vasos sanguineos.
Digestão mecânica: consiste na mastigação, deglutição e movimentos peristálticos.
15 – Por que o suco gátrico do estômago não digere a si próprio?
Porque o estômago é forrado internamente por uma substância chamada mucina gástrica que impede o contato do suco gástrico com o estômago.
16 – Onde ocorre a:
a) Quimificação: no estômago
b) insalivação: na boca
c) quilificação: no intestino
17 – Complete: (Lembre-se que o sufixo “ase” refere-se a enzimas digestivas)
a) O nome da enzima que degrada os lipídeos é lipase.
b) O nome da enzima que degrada os proteínas é protease.
c) O nome da enzima que degrada os amidos é amilase.
18 – Sobre a doença gastroenterite, responda:
a) Por que é a principal causa da mortalidade infantil? Porque está relacionada a questões sociais como saneamento básico e grande parte das pessoas vivem em locais com péssimas condições de higiene.
b) Como ocorre o contágio? Pela ingestão de alimentos contaminados com micro-organismos.
c) Quais são os sintomas? Os mais comuns são náuseas, vômitos e diarreias.
19 - Sobre a doença bacteriana chamada cólera, responda:
a) O que as bactérias da doença causam? As bactérias fazem com que o organismo elimine fezes aquosas e esbranquiçadas.
b) Como ocorre o contágio? Pela ingestão de água e alimentos contaminados.
c) Quais são os sintomas? Causa grande desidratação, emagrecimento, anemia, náuseas e diarreias.
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